Realidade aumentada – O que é? E que aplicações pode ter?

Realidade aumentada - O que é? E que aplicações pode ter?
Não seja egoísta...Partilhe!
Share on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook

À medida que os Smartphones invadem o mundo, com ecrãs cada vez maiores e processadores cada vez mais rápidos, as campanhas de realidade aumentada (“augmented reality” ou simplesmente “AR”) começam a tornar-se numa forma única e inteligente de chegar aos consumidores.

Utilizando a tecnologia presente nos telemóveis (ou outros dispositivos como o Google Glass), a AR consiste no processo de cruzar informação digital com informação em tempo real. O resultado surge no ecrã do telemóvel com a sobreposição de uma imagem ou animação sobre a realidade que está à nossa frente.

Estabelecendo uma interação “real” entre a marca e o cliente, de uma forma nunca antes vista e personalizada, este tipo de tecnologia tem ainda a vantagem de ser complementar aos meios “tradicionais”, podendo assim ser integrada em qualquer campanha de qualquer marca.

Nada melhor do que um exemplo prático para perceber o impacto da tecnologia, vejam abaixo uma campanha do McDonalds na Austrália:

Neste exemplo, o McDonalds utiliza uma app (neste caso para iPhone) para disponibilizar conteúdo multimédia aos seus utilizadores com o objetivo claro de credibilizar os seus produtos.

No limite qualquer utilizador com um telemóvel moderno (com câmara, GPS e ligação à Internet) é um possível consumidor desta tecnologia.

As possíveis aplicações são imensas (imaginem num museu as peças, quadros, esculturas a ganharem vida os os autores a explicar, na “primeira pessoa” as suas obras).

Seja para disponibilizar informação em exposições, para revolucionar a forma como nos relacionamos ou para servir de meio complementar de comunicação, é certo que esta tecnologia desvenda uma quantidade enorme de possibilidades que parecem ter o potencial de revolucionar a nossa vida, reforçado pela evidência de, cada vez mais, surgirem inovações e novas aplicações de “AR” todos os dias.

Para finalizar, partilho um vídeo da Google, uma das empresas que mais tem apostado nesta tecnologia através do Google Glass.

Não seja egoísta...Partilhe!
Share on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook
Editorial - 27 de Maio de 2013* Artigo anterior Editorial - 27 de Maio de 2013* Mobile Marketing trocado por miúdos!!! Próximo artigo Mobile Marketing trocado por miúdos!!!