Esta semana falamos do poder (ou falta dele) das Marcas, Cerveja (ou Cidra…), Big Brother (o de George Orwell, não o da TVI…) e a Geração Millenium
Gerir Marcas no contexto actual
O grupo francês Havas Media publicou recentemente o estudo “The Meaningful Brands” onde mostra os resultados de inquéritos a 134000 consumidores sobre 700 marcas mundiais. Existe alguma polémica em relação à forma como o estudo foi montado mas algumas conclusões são interessantes: nunca os responsáveis pela gestão das marcas se sentiram tão inseguros sobre o retorno dos investimentos em marketing. Isto porque a cada vez maior dispersão dos investimentos em múltiplas áreas (publicidade tradicional, online, social, mobile, etc) aumenta essa incerteza. Podem lr o artigo de Andrew Edgecliffe-Johnson no Finantial Times aqui.
Cerveja (ou algo parecido…)
Nada como uma cerveja fresquinha e um prato de caracóis para um final de tarde de Verão. No Reino Unido preferem, nesses dias, uma cidra (bebida alcoólica feita à base de sumo de maçã). A empresa H.P. Bulmer é o maior fabricante britânico de cidra. Para fomentar o consumo de cidra, montou uma campanha de “Geo-Fencing” em mais de 1000 Pubs que servem os seus produtos. Quem chegasse a menos de 750m de cada um destes Pubs recebia uma SMS com um link para mais informações. Resultado: 770000 SMS enviadas, 50% dos clientes abriram o referido link e obtiveram uma taxa de conversão de…73%!!!
Mais informações neste artigo.
Big Brother
O jornal inglês The Guardian publicou várias reportagens baseadas em documentos secretos do Governo norte-americano sobre como conteúdos electrónicos e chamadas estão a ser espiados pelas Agências de Informação. Se podemos retirar muitos benefícios da tecnologia, este tipo de ameaças torna o ambiente de negócios neste tipo de plataformas mais difícill. A reflectir porque tudo fica registado, para o bem e para o mal…
Podem saber mais aqui.
Geração Millenium
Parafraseando Sun-Tzu, o estratega chinês autor do famoso livro “A Arte da Guerra”, podemos dizer que o Marketeer que conseguir conhecer o seu mercado-alvo tão bem como a si próprio, terá meia batalha ganha! Um dos públicos-alvo mais interessantes e, o mesmo tempo, mais enigmático de se estudar é a chamada Geração Millenium. Esta é tipicamente formada pelos jovens nascidos desde 1980, que sempre conviveram com a tecnologia e cujos hábitos de consumo são moldados por esse ambiente.
O Finantial Times mostra-nos como devem ser pensadas as mensagens para este público, os cuidados a ter e as reacções a esperar perante determinado tipo de estímulos. Muito bom o artigo que podem ler aqui.
Boas leituras e bom fim-de-semana alargado (aproveitem os feriados enquanto os há…)
Pedro Martins
Redes Sociais
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