A Starbucks decidiu continuar com a sua promoção das redes sociais, desta vez com o Twitter, através de uma campanha chamada Tweet-a-coffee.
Com esta iniciativa, a empresa dá aos clientes a oportunidade de comprar um café para os seus amigos apenas tendo que fazer um tweet. Embora esta iniciativa seja apenas válida nos Estados Unidos da América, é algo que se deve destacar não só pela sua criatividade mas pelos resultados positivos até então demonstrados.
Para utilizar este serviço o consumidor necessita de ligar a sua conta Starbucks à sua conta Twitter, e fazer uma publicação com a hashtag tweetacoffee e com o nome do amigo, na rede social (ex: #tweetacoffe @Antonio). De seguida, o amigo receberá um Starbucks Card eGifts no valor de 5 dólares, sendo que é preciso ter um cartão de crédito para se poder usar esta ferramenta.
No lançamento do projeto, os 100 mil utilizadores iniciais, que se registaram com um cartão de crédito, ganharam um gift card de 5 dólares.
Mais de 27.000 utilizadores participaram nesta campanha em 2 meses, muitos deles mais do que uma vez. Esta iniciativa gerou mais de 180.000 dólares em vendas, no mesmo período de tempo.
Porque é que a campanha Tweet-a-coffee funcionou?
Existem várias razões, mas destacam-se:
- As pessoas adoram café;
- As pessoas adoram a Starbucks;
- As pessoas adoram oferecer Starbucks:
- É bastante fácil;
- É única.
Já em 2011, a empresa tinha criado uma iniciativa semelhante que possibilitava o envio de gift cards através do Facebook, rede social onde a Starbucks tem cerca de 35 milhões de seguidores, sendo que no Twitter possui cerca de 5 milhões (mantendo um ritmo de crescimento rápido).
Mobile payments @ Starbucks
Também em 2011, a empresa começou a aceitar pagamentos através da aplicação móvel desenvolvida por eles. Esta aplicação permitia aos seus clientes utilizar os seus cartões Starbucks e recarregá-los via PayPal ou cartão de crédito.
Desta forma passou a ser possível aos consumidores pagar facilmente a sua compra na loja, tendo apenas que tocar com o telemóvel na caixa registradora.
As estatísticas referentes ao período de Junho – Agosto desse ano, indicaram que 10% dos pagamentos feitos em lojas Starbucks dos Estados Unidos foram efetuadas via aplicação móvel.
Podemos constatar que a Starbucks conhece a sua audiência, sabe exatamente do que eles gostam e como utilizar a tecnologia.
A questão que coloco é:
Será que nós conhecemos mesmo a nossa audiência?
Sílvio Tiago Almeida
Digital Marketing
MobilityNow
Redes Sociais
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