
Não existe um livro que nos ensine a criar uma campanha mobile de sucesso garantido, mas existem boas práticas a ter em conta para se lá chegar.
Após a formação da Google, sobre o tema Adwords, na qual a nossa equipa MobilityNow esteve presente, deixo aqui algumas das notas mais importantes, às quais qualquer anunciante deve ter em atenção.
- Conhecer o público-alvo
Muitos anunciantes mobile estão a gastar antes de conhecer seu público móvel e entender o que pretendem atingir. Por exemplo, um grande segmento do negócio da publicidade mobile é o de instalação de aplicações. As empresas estão constantemente a pagar 1€, ou mais, por instalação. Infelizmente, muitas destas instalações não conseguem ficar no mercado por muito tempo, tornando a instalação inútil. Ao executar uma campanha de publicidade mobile, especialmente as que sejam focadas na instalação de aplicações, é necessário algum trabalho de background: entender os clientes mobile, quais os que usam mais a aplicação, o porquê de o fazerem e quem são eles. Então, e somente então, se poderá começar a trabalhar numa campanha mobile com uma hipótese de crescimento do negócio de forma bem sucedida e de uma forma constante.
- Tempo certo
Uma boa forma de criar e manter uma campanha de publicidade mobile de sucesso é fornecer um incentivo relevante para os utilizadores a agir de imediato. Porque mobile é sobretudo sobre o momento , pelo que se deverá garantir que o timing da campanha condiz com o período que se quer que o utilizador tome uma acção. Incentivos podem incluir um download gratuito de uma aplicação ou voucher virtual. No mobile, trata-se de dar ao consumidor o momento certo para interagir com a sua marca.
- Localização é fundamental
É importante saber onde é o melhor lugar para se colocar um anúncio . Por exemplo , colocando-o no meio de um jogo de computador provavelmente não é o melhor local. A colocação eficaz de anúncios difere de empresa para empresa , mas há uma abundância de recursos disponíveis para ajudar a fazer a escolha certa.
- Call-to-action poderoso
As campanhas de sensibilização de marca são valiosas , a publicidade móvel é a mais eficaz para campanhas de resposta direta . Os três call-to-action mais eficazes são, normalmente, os vouchers de desconto (por exemplo, voucher de 20% de desconto para utilizadores móveis na proximidade), pagar por 1 e receber 2 e ainda artigos grátis.
- Incluir um número de telefone
Dependendo do negócio, incorporar numa campanha de publicidade móvel um número de telefone pode ser uma estratégia muito eficaz. Tudo o que um potencial comprador tem que fazer, é clicar no número de telefone no anúncio e imediatamente existe uma lead no nosso telefone. É simples para o utilizador e uma grande estratégia para a empresa. Apenas se tem que garantir que alguém atende o telefone, quando ele toca.
- Utilizar segmentação Regional
Uma campanha de publicidade mobile será melhor sucedida utilizando a segmentação por regiões (geotargeting). Isso permite que a campanha seja mais relevante e desperdice menos impressões de anúncio , levando a um melhor alcance e estatísticas.
- Utilizar métricas (Analytics)
Uma campanha sem medições, mesmo que tenha sucesso, nunca se saberá ao certo a sua origem e se existira lugar a melhorias. Estabelecer métricas, por exemplo, via Analytics é uma boa forma de entender o comportamento dos visitantes.
Sílvio Tiago Almeida
Marketing Digital
MobilityNow
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