O termo “Mobile Marketing” era utilizado para se referir apenas a telemóveis, mas já não é o caso. Hoje em dia, podemos estar a referir-nos a um iPad ou até mesmo a nenhum telemóvel em particular. Uma campanha de marketing pode estar incorporada numa aplicação ou código QR ou um link do Facebook, ou até mesmo a combinação das 3!
Como a definição de mobile evolui, os marketers tem a oportunidade de demarcar um novo território – o segmento é tão novo que não existe um “livro com regras”. Devido a esta natureza aberta da tecnologia, na verdade não existem limites para as ideias.
Por este motivo vou partilhar alguns exemplos recentes que podem inspirar alguém a tentar fazer algo de diferente numa campanha de mobile marketing.
1. Campanha Renault: Check-in sem telemóvel
Toda a gente tem a aplicação do Facebook no seu smartphone, mas por que se limitar a isso? Essa foi a ideia da campanha da Renault durante o Amsterdan Motor Show em Abril.
Os participantes receberam cartões com um chip integrado, que poderiam utilizar para fazer o check-in em pilares perto da Renault. De seguida poderiam efetuar check-in no Facebook e “Like” nos vários modelos.
Inovação: Percepção que os check-ins no Facebook não necessitam de um telemóvel ou PC
2. Campanha da Diesel: Facebook – QR Codes
Semelhante ao da Renault, mas em vez de oferecer acesso ao check-in do Facebook sem telemóvel, utilizava o método de QR Codes para o mesmo efeito.
Neste caso, se um visitante colocasse “Like” num produto, teria um desconto sobre ele, o que parece ser uma troca justa para praticamente apenas anunciar o artigo junto dos seus amigos no Facebook.
Inovação: Ligar os QR codes aos “Likes” do Facebook
3. Campanha Starbucks: Pagamentos móveis
Em muitos casos, uma campanha mobile é sobretudo uma novidade e os consumidores sentem-se empolgados com a ideia de poder utilizar os seus smartphones de uma forma diferente. Mas, em Janeiro, a Starbucks introduziu um programa que tornou mais fácil aos clientes o método de comprar o seu café. A marca colocou-se à frente da curva em pagamentos móveis, que na altura e ainda agora é um segmento que ainda está a crescer nos E.U.A.
Em março, a Starbucks revelou que o plano, que contou com os clientes que utilizam o seu cartão mobile para iPhone e BlackBerry, foi um sucesso. Cerca de 3 milhões de pessoas tinham feito um pagamento através da aplicação. Para os clientes, o benefício em utilizar a tecnologia era visível: permite um pagamento bastante mais rápido.
Inovação: Fornecer serviços públicos, em vez de apenas introduzir uma novidade numa aplicação móvel.
Artigo redigido por
Ruben dos Santos
Administrador da Loja Online: Estante Biblíca
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