Para o mundo NFC e dos pagamentos contactless a grande notícia deste verão é, sem dúvida, a decisão da Apple em se juntar ao “NFC Forum”, juntando-se assim a empresas como a Google, a Samsung, a Intel, a Visa e a MasterCard entre muitas outras.
O “NFC Forum” é uma organização sem fins lucrativos que promove a utilização de tecnologias de curto alcance com o objectivo de promover o estabelecimento de standards de segurança que permitam a proliferação de um ecossistema NFC. O objectivo é permitir o lançamento se serviços de pagamento móveis (entre outros), como é o caso do Apple Pay.
E porque é que isto é notícia?
Apesar de a tecnologia NFC existir há muitos anos, a verdade é também que a sua expansão não tem sido simples. Uma das principais empresas que era vista como “opositora” era efectivamente a Apple.
Esta visão sofreu uma actualização quando, há praticamente um ano, a Apple anunciou a inclusão da tecnologia NFC na sua gama de equipamentos iPhone. Seria uma boa notícia para o mundo NFC?
Enquanto muitos defenderam que sim, que era efectivamente o passo que faltava para a proliferação da tecnologia, o que se passou na realidade é que este fabricante optou por restringir o uso da tecnologia à sua plataforma de pagamentos móveis, o Apple Pay, frustrando assim as expectativas dos restantes players deste mercado.
Com essa medida, os developers de iOS continuaram privados de desenvolver aplicações que invocassem o serviço e as empresas que actuam no mercado continuaram sem ter a possibilidade de chegar a este apetecível mercado (os utilizadores de smartphones Apple).
E agora? Será que a notícia que o mundo NFC tanto espera, chegou?
Seguramente que a Apple é um dos principais players mundiais no que diz respeito à definição do futuro das comunicações móveis e sem dúvida que esta decisão permitirá que esse papel dominante seja, agora de forma mais directa, preponderante na definição do futuro do mercado de comunicações de curto alcance.
Sendo assim, poderá assumir-se, ainda que forma não consensual, que a Apple poderá estar em posição para expandir o Apple Pay para outras geografias e de lançar novos serviços que beneficiem com esta tecnologia (que poderão passar por cartões de loyalty, cupões de desconto, etc.), tirando assim partido da sua excelente quota de mercado e da experiência que conseguiu acumular com a expansão do Apple Pay (em apenas um ano a Apple conseguiu integrar o Apple Pay com mais de 400 instituições nos EUA e 9 dos maiores Bancos no UK – segundo notícia partilhada pelo macrumors.com).
Talvez tenha chegado o momento em que a Apple se tenha decidido por influenciar directamente a evolução dos standards deste mercado, contribuindo assim para a proliferação da tecnologia e, principalmente, abrindo terreno para todos os developers e interessados em desenvolver um mundo contactless. Pelo menos, assim o esperamos.
Sérgio Pinto
mobility.pt
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