
Quando um evento reúne números de pessoas equivalentes ao tamanho de uma pequena cidade, como é o caso de muitos festivais de música, é conveniente e até mesmo vital ter uma forma prática de gerir as enormes multidões que se juntam.
Para que estes acontecimentos – que se têm tornado cada vez mais populares – possam decorrer com o mínimo de incidentes e confusões, muitos organizadores têm recorrido ao uso de tecnologia contactless – como é o caso do NFC – sob o formato de venda de bilhetes online, pulseiras com chip e outros tipos de wearables.
A NXP Semiconductors, líder de mercado no fornecimento de semicondutores para as indústrias de identificação segura e networking digital e produtora das séries de chips NFC mais populares do mercado, falou com os organizadores de alguns grandes festivais de música de forma a saber como a tecnologia contactless tem ajudado os seus eventos, através da diminuição de filas de espera, segurança melhorada, e agilização de acesso ao evento.
Um exemplo paradigmático é o do Electric Love Festival, em Salzburgo, na Áustria, que decorreu em julho de 2016.
Este evento de 4 dias reuniu 150 mil pessoas e recorreu à tecnologia MIFARE Ultralight C (da NXP) para permitir controlo de acessos e pagamentos cashless a todos os visitantes e colaboradores. A primeira vez que o fizeram foi em 2014, e para muitos visitantes foi a primeira vez a utilizarem a tecnologia tap-and-go, visto que na Áustria o uso de tecnologia contactless está a crescer mas não se encontra ainda generalizado.
No entanto, a eficácia e facilidade de uso da tecnologia causaram uma primeira impressão positiva, provando ser uma forma fiável de impressionar o público de grandes festivais. Afinal de contas, qualquer pessoa gostaria de ter acesso imediato ao local do evento através de um simples scan da sua pulseira, ou de não ter de esperar muito para comprar uma bebida ou uma t-shirt.
São estas, entre outras potencialidades, as razões que tornam a tecnologia contactless num vantajoso aliado para a organização de eventos.
Um exemplo nacional do aproveitamento desta tecnologia reflete-se no serviço tecnológico para eventos Beamian, que neste último ano tem levado um pouco por todo o país (e até à Espanha e ao Brasil) esta magia da tecnologia sem contato, ganhando particular destaque em eventos como feiras de emprego, provas de vinho ou conferências, e permitindo uma troca fácil e digital de contactos, currículos e outras informações, bem como o estabelecimento de dinâmicas de interação entre os participantes do evento.
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber