À medida que os Smartphones invadem o mundo, com ecrãs cada vez maiores e processadores cada vez mais rápidos, as campanhas de realidade aumentada (“augmented reality” ou simplesmente “AR”) começam a tornar-se numa forma única e inteligente de chegar aos consumidores.
Utilizando a tecnologia presente nos telemóveis (ou outros dispositivos como o Google Glass), a AR consiste no processo de cruzar informação digital com informação em tempo real. O resultado surge no ecrã do telemóvel com a sobreposição de uma imagem ou animação sobre a realidade que está à nossa frente.
Estabelecendo uma interação “real” entre a marca e o cliente, de uma forma nunca antes vista e personalizada, este tipo de tecnologia tem ainda a vantagem de ser complementar aos meios “tradicionais”, podendo assim ser integrada em qualquer campanha de qualquer marca.
Nada melhor do que um exemplo prático para perceber o impacto da tecnologia, vejam abaixo uma campanha do McDonalds na Austrália:
Neste exemplo, o McDonalds utiliza uma app (neste caso para iPhone) para disponibilizar conteúdo multimédia aos seus utilizadores com o objetivo claro de credibilizar os seus produtos.
No limite qualquer utilizador com um telemóvel moderno (com câmara, GPS e ligação à Internet) é um possível consumidor desta tecnologia.
As possíveis aplicações são imensas (imaginem num museu as peças, quadros, esculturas a ganharem vida os os autores a explicar, na “primeira pessoa” as suas obras).
Seja para disponibilizar informação em exposições, para revolucionar a forma como nos relacionamos ou para servir de meio complementar de comunicação, é certo que esta tecnologia desvenda uma quantidade enorme de possibilidades que parecem ter o potencial de revolucionar a nossa vida, reforçado pela evidência de, cada vez mais, surgirem inovações e novas aplicações de “AR” todos os dias.
Para finalizar, partilho um vídeo da Google, uma das empresas que mais tem apostado nesta tecnologia através do Google Glass.
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