Se há um objecto que nos acompanha em todos os momentos nestes longos dias de verão é, sem dúvida, o telemóvel. A maior parte dos marketers já percebeu isso, mas só algumas marcas exploram a fundo todo o potencial de comunicação que o telemóvel acrescenta.
Através do uso de SMS, códigos QR, aplicações móveis e alertas, o marketing pode gerar reconhecimento de marca e desenvolver o fundamental customer loyalty. Mas como qualquer boa campanha, o mobile marketing tem que se adequar à época para ter os melhores resultados.
Há que ter em conta que a estação que hoje começa no hemisfério norte abre a porta a um contacto directo, com gratificação imediata, mas só quando é feito correctamente. Criar uma campanha que exige acesso internet quando os potenciais clientes vão estar em sítios onde não existe cobertura, exibir códigos QR em TV em spots de 10 segundos (só o Flash Gordon os conseguiria ler), ou tentar direccionar clientes para abrirem no seu telemóvel sites que não estão optimizados para este tipo de visualização, são erros infelizmente bastante comuns nos dias de hoje.
Para comemorar o solstício deixamos aqui uma campanha que a Nivea realizou este verão no Brasil (lá o verão começa em Dezembro) e que pela sua originalidade teve um efeito extremamente positivo.
Reforçando a sua ligação ao sol, com uma mentalidade extremamente positiva, a Nivea realizou com a agência DraftFCB um anúncio impresso em revista, que foi distribuído pelas praias do Rio de Janeiro. O anúncio incluía um painel solar com um adaptador para carregar o telemóvel.
Uma excelente adequação à época e a oferta aos clientes de uma solução para um problema real (o de ficar sem bateria por passar o tempo todo na praia), permitiu à Nivea gerar um impacto directo muito forte nos veraneantes e sobretudo capitalizar bastante no buzz gerado em torno da acção.
E a sua marca, de que forma vai aproveitar o verão para falar aos clientes?
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