OK! Os telemóveis estão nas mãos de várias pessoas. Bem, para sermos mais precisos, estão nas mãos de milhões de pessoas! Espera-se mesmo que atinja a cifra de 7,3 mil milhões de telemóveis ativos até 2014 e assim ultrapassar a população mundial.
Esta realidade e escala permitem entender porque é que as marcas estão a virar as suas estratégias para impactar os consumidores através da sua relação quotidiana com os telemóveis. Esta tendência tem vindo a ganhar expressão com o crescimento e democratização dos smartphones, que ampliam as possibilidades de interação para as marcas que procuram estar sempre presentes na mente dos consumidores.
Como reflexo, temos assistido a várias abordagens mais tradicionais – dentro da grande inovação e oportunidade que é investir no mobile marketing, entenda-se – que passam pela estruturação das suas plataformas de contacto com os cliente por via de sites mobile, app de acompanhamento do serviço, jogos e iterações com QR-codes, enfim, uma longa lista que é liderada pelo clássico dos anúncios e banners em plataformas mobile de grande consulta, como são exemplos os confortáveis Media que se lançaram no mobile – bem-haja!
Contudo, e em paralelismo com as ferramentas e plataformas convencionais off-line, o risco do ruído e perda de eficácia da mensagem das campanhas ou até mesmo de não impactar e surpreender o mercado com ações de marketing é sempre grande se não se abraçar o Mobile com fundamento e pertinência. É pois com agrado que vamos monitorizando algumas campanhas e iniciativas de marcas que olham para o Mobile Marketing com um espírito provocador na busca da irreverência. Ao concretizarem isto, encontram um Oceano Azul – referência barata à obra de W. Chan Kim, Rennée Mauborgne – onde o ato de saírem do quadrado faz com que sejam premiados com o reconhecimento do mercado.
Ainda estão ai? Óptimo, pois agora é que chegamos ao ponto! É pois nos setores de atividade onde 1) abunda o investimento, 2) existe muita concorrência ou 3) o mercado está em constante transformação, que surgem as mais arrojadas abordagens mobile, testadas no mercado – e não meramente para um nicho de criativos que se divertem para o seu umbigo! Neste contexto é com natural compreensão que se encontrem boas práticas de Mobile Marketing “fora da caixa” no setor automóvel!
Entre carros vendidos online, a comunicações de telemóveis com as viaturas, a Mobile Payments em transportes de Smart Cities, enfim, são mesmo vários os exemplos que se encontram. Ora se o mais recente exemplo, que está neste momento com uma campanha de meios tradicionais (irónico, heim?), pode ser o da comunicação do ASX da Mitsubishi que anuncia ter “o primeiro App do mundo que oferece um carro”, é pois com a Toyota que encontramos a abordagem mais divertida e inusitada com a sua aplicação que torna o ato de carregar o telemóvel uma competição à escala mundial. Sim! trata-se do primeiro App com base no carregamento do telemóvel. Ora, mais do que se original e o primeiro, trata-se de uma verdadeira abordagem fora da caixa, neste caso, da caixa do telemóvel literalmente.
Se para a Toyota o objetivo passava por comunicar o sentimento positivo de colocar um Prius Plug-in à carga na tomada, com esta aplicação, a Toyota conseguiu antes transformar a rotina de carga num viciante ato de superação pessoal. Pelo menos eu não paro de testar esta App!
Não dá para o descrever, tem mesmo que ser descarregado e testado!
Bruno Galante
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber