
Não existem estratégias únicas / iguais para a implementação de uma campanha de sucesso no Facebook. Os consumidores são difíceis de prever e ainda mais difíceis de se converter em clientes. No entanto, existem algumas dicas que se poderão aplicar numa campanha para se maximizar as hipóteses.
1) Criar um objectivo / finalidade
Criar um anúncio com um propósito claro e conciso. O seu público-alvo não tem que adivinhar o que a sua empresa lhe está a tentar vender ou o que a sua empresa gostaria que eles façam. É importante adicionar uma caixa de chamada de atenção (call-to-action) para cada anúncio e um link direccionando-os para uma página de destinto (landing page) ou de e-commerce para que eles possam seguir, caso lhes interesse.
Se o seu objectivo é de informar os seus seguidores, é importante fornecer algo útil para que possam ‘levar com eles’. Isto vai deixar os seus seguidores a falar sobre a sua marca e, talvez, oferecer-lhe um marketing de passa a palavra (mouth-to-mouth) gratuito.
2) Implementar no momento adequado
Defina os seus anúncios para serem publicados num horário e altura que sejam relevantes com o que está a publicar. Por exemplo, empresas que comercializam artigos para piscinas terão melhores resultados na primavera, ou verão, que são meses de maior calor e as pessoas começam a pensar em natação.
Seguir as tendências (trends) nacionais que os seus clientes provavelmente também estejam a seguir, pode ser um grande momento para criar anúncios para gerar algum buzz e assim conseguir mais cliques.
3) Experiência com resultados
Esqueça a ideia de que o primeiro anúncio que publicar será o único que irá precisar. Pratique o teste A/B com alguns modelos diferentes e um grupo aleatório de utilizadores do Facebook. Tente testar várias fotos e mensagens para descobrir qual a que funciona melhor.
O Facebook permite que se criem “anúncios similares” e que copie o layout geral, de forma a que se possam criar vários anúncios diferentes, com apenas pequenas variações.
É possível publicar todos os anúncios ao mesmo tempo para determinar o que funciona melhor, ou cronometrar um após o outro e analisar os dados para se descobrir qual funcionou melhor.
4) Torne-o convidativo a ser partilhado
Cada publicação deve ser projectada com a ideia de poder ser partilhada. Fazer com que seja possível aos utilizadores do Facebook a publicação do seu conteúdo nos seus sites, mantendo o seu anúncio curto. Ao adicionar promoções, os seus seguidores sentir-se-ão melhor em partilhar o conteúdo e mais utilizadores estarão dispostos a fazer o que pretende.
O Facebook tem algumas regras em vigor, nas quais destacamos a regra em que um anúncio com uma foto não tenha mais do que 20% em texto. A forma mais fácil de verificar se a foto está em conformidade com esta regra é utilizar ferramentas para ajudar a controlar, tais como as grelhas de imagem.
Sílvio Tiago Almeida
Marketing Digital
MobilityNow
Redes Sociais
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