
Uma mochila LED munida de tecnologia NFC (o X-Torch) tem o potencial para salvar a vida a ciclistas, e também motociclistas, skaters e corredores.
A invenção, criada por David Jerez, Estefania Peralta e Wladimir Araya, todos estudantes chilenos, conta com um sistema de luzes LED que oferece visibilidade a 360º até 500 metros de distância. O seu objetivo é tentar mudar a taxa de mortalidade em acidentes de transportes ligeiros, que compreendem 89% do total de mortes nas ruas.
Além de providenciar 2 mil lúmens, o X-Torch oferece ainda a possibilidade de assinalar veículos vizinhos com luzes de direção, ao que se acrescenta uma grande quantidade de sensores e um controlo remoto com um sistema de travagem exato. Jerez refere que a mochila é feita de um material ultra resistente que aguenta chuva, fogo direto e até fricção equivalente a um choque de 130 km/h no chão.
Um acelerómetro e giroscópio estão integrados na mochila e são ativados no caso de um impacto superior a 50 Kg de massa, fazendo com que as luzes emitam um sinal de emergência. Além disto, o telemóvel envia uma mensagem de forma instantânea, avisando os contactos pré-estabelecidos do acidente e informando-os da localização exata graças ao GPS.
A tecnologia NFC entra em jogo no momento de enviar os dados vitais da vítima do acidente aos serviços de saúde de urgência que possuam a aplicação, permitindo assim um socorro mais rápido e eficaz.
Os criadores deste inovador “salva vidas” iniciaram já uma campanha de crowdfunding na página Indiegogo, visto que o projeto ainda não reúne as condições necessárias para se efetuar uma produção massiva. A empresa incubadora Santiago Innova, cujo concurso Smart Circuit o projeto chileno ganhou, encontra-se em negociações para assinar contrato com o Automóvil Club de Portugal y España, de forma a a iniciar negócio na Europa.
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber