No artigo de Ambika Sharma, Fundadora & MD da Pulp Strategy Communications (empresa de marketing experimental), há uma premissa que é deixada bem clara: o futuro do marketing está no fator mobile. Sendo da natureza do próprio marketing uma constante maleabilidade e mudança, torna-se claro que, nos tempos atuais, este se encontra à beira de um salto gigantesco: o salto para o mundo mobile.
No texto, a autora explora alguns factores que todos os marketers deveriam considerar ao darem este salto e que nos parecem de grande relevância, e que portanto decidimos aqui partilhar.
Evolução dos Padrões de Consumo e Hábitos do Utilizador
É a primeira razão que nos vem à cabeça ao falar de razões para enquadrar o mobile no marketing e em negócios – há cada vez mais pessoas com smartphones, e cada vez mais pessoas a utilizá-los para navegar na internet. É também fácil de entender porquê; é uma forma simples, rápida e prática de aceder à internet, redes sociais e mensagens, seja em que local for.
A título de exemplo, em 2010 eram menos de 100 milhões o número de pessoas na Índia a aceder à internet através de dispositivos móveis, tendo esse número aumentado para 300 milhões no final de 2014. Os números, divulgados pelo relatório da Groupe Speciale Mobile Association, prevê-se que cheguem até a dobrar, chegando a 600 milhões de pessoas até 2020.
Se este número não é o suficente para fazer os marketers pelo menos pensarem sobre a importância de tornarem os seus negócios mobile, então não sabemos o que será.
O Mobile Gera Vendas
Também já está mais que comprovado que uma percentagem significativa do tráfego de sites de comércio online advêm de dispositivos móveis. Desde fazer a pesquisa do produto ou serviço, navegar pelo site vendo as diversas alternativas, até finalmente efetuar a compra, a maior parte destas transações decorre agora de forma mobile.
Segundo o estudo feito em conjunto pela Deloitte e ASSOCHAM, estima-se que as vendas globais de comércio online que decorrem via mobile ultrapassem os 638 mil milhões de dólares até 2018, sendo ainda de salientar que marcas dominantes no comércio online tais como a Amazon, Flipkart e Jabong têm alegadamente conseguido 50% das suas receitas através de dispositivos móveis.
O Mobile Marketing É Mais Íntimo
Estudos indicam que 76% das pessoas estão mais dispostas a verificar uma SMS ou mensagem de texto, do que ler emails ou newsletters. De acordo com o relatório da Oxygen8, as mensagens mobile são abertas cerca de 90% das vezes, sendo que 98% dessas são abertas dentro dos primeiros três minutos após terem sido recebidas. Além disto, 64% dos consumidores referem alegadamente que efetuaram a compra após terem recebido a mensagem de texto da marca em questão.
A conclusão lógica a tirar de todos estes argumentos parece ser mesmo a de que o futuro do marketing e, inevitavelmente, dos próprios negócios, se encontra neste momento nas mãos das pessoas (literalmente). O conselho que fica para os marketers é mesmo esse: dêem o salto e utilizem o potencial oferecido pelas plataformas mobile, de forma a conseguirem chegar ao maior número de pessoas possível.
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber