
Terminou ontem a edição de 2017 do Web Summit, e a organização não demorou a fazer-nos chegar os dados deste ano.
59.115 pessoas de 170 países juntaram-se em Lisboa para este evento, e quase metade dos attendees deste ano foram mulheres. 35.4% dos oradores foram também mulheres e a iniciativa “Women in Tech” da organização originou um rácio mulheres/homens de 42% para 58%.
Durante 4 dias, passaram pelos diversos palcos 1200 oradores de renome (e uma aparição surpresa via vídeo de Stephen Hawking), e 2600 dos mais relevantes meios de comunicação do mundo vieram contar as histórias com origem no Web Summit. Além disto, graças à Feedzai e à Agência do Espaço Europeia, o astronauta Paolo Nespoli enviou uma mensagem especial do Espaço para os visitantes do Web Summit.
A organização deixa-nos ainda mais alguns factos interessantes sobre o evento, como por exemplo o uso de mais de 205 mil copos de papel reciclável, um total de mais de 2,2 milhões de sessões Wi-Fi no decorrer dos quatro dias, e ainda o impressionante facto de que o cabo de fibra utilizado foi tanto que daria para ir ao pico do Monte Evereste oito vezes (80.000 km). (E sabiam que o Centre Stage – reforçado para aguentar com três toneladas de carros – foi composto por 314 tanques de água, 140 mil lumens de projeção e 30.000 watts de som?)

Al Gore, Presidente, Generation Investment Management, no Centre Stage durante o dia três do Web Summit 2017 na Altice Arena em Lisboa. Foto de Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile
Nos espaços da Altice Arena / FIL, reuniram-se mais de 2100 startups de diversas nacionalidades, e estiveram presentes 1400 dos investidores tecnológicos mais influentes do mundo.
Quanto a conteúdo, notámos que o tema da Inteligência Artifical mostrou-se um pouco mais dominante este ano, desde o vídeo supramencionado, o aviso de Stephen Hawking, ou mesmo a presença da robô Sophia no evento – como “oradora”. Ainda assim, houve tempo e espaço para um pouco de tudo.
Entre convidados de variadíssimos backgrounds, tanto culturais como profissionais, e momentos que ultrapassam em muito a frequente unidirecionalidade das conferências – como O PITCH (competição de startups), as Mentor Hours, o Sunset Summit e Night Summit, e essencialmente todo o networking mais informal que lá é feito (e pelo qual muita gente se desloca ao evento)-, o Web Summit acaba por ser muito mais de que simplesmente a maior conferência de tecnologia do mundo (o que já não é pouco!).
Com pré-registos já disponíveis para a edição de 2018, com data prevista de 5 a 8 de novembro, o Web Summit é definitivamente um evento que nunca para.
Podem encontrar todas as fotos oficiais do Web Summit 2017 aqui.
A equipa mmarketing
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber