
Artigo da autoria de: António Pinho
Neste artigo vamos abordar a arte da escrita comercial aplicada a mobile marketing. Se está familiarizado com os conceitos poderá entender que existe uma aplicação específica do copy nos dispositivos móveis, bem como melhores práticas. Se não está familiarizado, não se preocupe – vamos começar por definir ambos os conceitos de forma introdutória, para queconsiga ter uma compreensão geral dos mesmos.
Depois, vamos abordar a temática principal do artigo – Copywriting em Mobile Marketing, e vamos rever algumas melhores práticas deste tipo de escrita, neste tipo de marketing.
O que é copywriting?
O copywriting é a arte de escrever para vender. É a criação de conteúdos escritos para uso comercial. Como pode imaginar, o copywriting, apesar de ser uma arte com história, tem uma aplicação gigantesca no marketing digital.
Esta arte de escrever de forma a motivar, incentivar, fazer imaginar e desejar é aplicada nos mais variados formatos de conteúdos – e pode ser aplicada, por exemplo, nos emails que envia todos os dias(importante, por exemplo, para os emails escritos pela equipa de vendas.)
Se o seu objetivo é vender, a arte de copywriting não deverá ficar perdida em si. Se gostaria de conhecer na integra as entradas e saídas do copywriting, bem como a sua história, evolução e aplicações, poderá fazê-lo visitando este artigo.
O que é mobile marketing?
Um tipo de marketing com o potencial de revolucionar (e a fazê-lo já há algum tempo) a maneira como as pessoas interagem com as marcas, e vice-versa, o mobile marketing é uma estratégia de marketing digital multicanal, que pretende chegar às audiências alvo através dos seus smartphones, tablets ou outros dispositivos móveis, tais como websites, SMS e MMS, email, redes sociais e aplicações móveis.
Copywriting em Mobile Marketing
Equipados com ambas as definições dos conceitos, podemos então perceber – Existe uma forma de usar a escrita para melhor vender na estratégia de marketing via dispositivos móveis. Como podemos compreender, SMS e MMS ambas suportam texto e contêm especificações técnicas para tal. Existem maneiras de escrever emails que são compreensivas em vendas tendo em consideração o tamanho dos mesmos e existem maneiras de desenhar landing pages que convertem qual seja o ecrã onde são apresentadas.
Muito bem! Compreendendo assim a relação entre ambos os conceitos, podemos então analisar algumas práticas que irão potenciar o seu uso da escrita na publicidade e alcance móvel.
Mantenha as coisas simples
É fácil imaginar a distração que chamadas, SMS e notificações causam às pessoas. Todos passamos por isso. Dito isto, podemos aferir a importância de manter a sua informação simples e relevante para o usuário.
Os ecrãs de tamanho reduzido forçam a esta necessidade de simplificação. Isto significa que o seu conteúdo deverá passar por um processo de edição – depois de escrever o primeiro copy, reveja-o e decida que pontos pode resumir e que pontos pode retirar.
Utilize as palavras com mais impacto primeiro, e é recomendável que mantenha os seus textos entre 30 caracteres.
Exemplo Anúncio em Smartphone
«O calçado perfeito para este verão»
Exemplo Página de Serviço em Smartphone
O seguimento do anúncio é a escrita em serviços. A rápida comunicação dos benefícios e um título apelativo ou primeira linha atrativa são essenciais para a agarrar a tão escassa atenção (que é mais reduzida em dispositivos móveis do que num fixo).
Exemplo:
Veja no exemplo como rapidamente e num primeiro momento de contacto, são indicados os benefícios do uso do serviço, conseguindo assim comunicar à pessoa as vantagens do uso do mesmo– conectando com a sua persona através de copy que fala a ela e aos problemas que lhe está a tentar resolver.
Escrever melhor, não menos.
O marketing de conteúdos é cada vez mais popular. A publicidade em canais digitais chegou para ficar. Mas à medida que mais e mais conteúdos e anúnciossão publicados na web, a atenção das pessoas e ceticismo acompanham. Posto isto, é importante considerar, enquanto produz conteúdos, que uma escrita prática e direta é uma abordagem necessária para depois de chamar à atenção, não a perder devido a copy extenso e aborrecido. Em alguns casos, a escrita curta e direta é aplicada, pelo que aqui, menos não é necessariamente mais. Melhor, é mais!
Escrever para UX em dispositivos móveis e várias plataformas (ex: apps)
Copy para aplicações
Um olhar rápido que se traduz em compreensão da mensagem é crucial para uma navegação fácil (contando claro com o design como base), portanto os princípios de redução de texto são também aplicáveis a este tipo de copy.
Eis uma lista de algumas melhores práticas para o uso de copy em apps:
- Não ignorar este passo – um design apelativo é sempre o ponto principal, até os usuários não perceberem o que está a tentar comunicar, nem a linguagem usada para definir locais de interesse e linguagem específica a cada tipo de aplicação.
- Evite linguagem vaga – A navegação pode ser dificultada pelo tempo passado à procura do clique no texto certo.
- Escolha palavras óbvias.
- Tom – parte importante de qualquer copy, o tom da sua marca deverá estar presente
ao longo dos múltiplos canais.
Estas são algumas bases interessantes que cobrem alguns princípios gerais na escrita de copy para aplicações.
Copywriting para UX
Podemos, no entanto, ter uma visão mais holística ao analisarmos como a Google descreve a posição de escritor para UX:
«Como escritor para User Experience, és um embaixador do design da Google, trabalhando para formar experiências de produto ao criar texto útil e com significado que ajuda os usuários a completarem as tarefas no momento. Ajudas a definir a visão para conteúdos e conduzes narrativas de produto coesivas ao longo de múltiplas plataformas e pontos de contacto (touch points). Como um escritor estelar, tens um portfolio de trabalho que demonstra conteúdos que simplificam e embelezam a experiência de usuário em geral.»
O copywriting/escrita para UX, emboranão em exclusividade, também se aplica aos dispositivos móveis, tem como missão tornar os usuários felizes e criar conteúdos atrativos que ajudam a completar tarefas, enquanto mantêm o encontrar do caminho de navegação e etiquetagem em mente.
Mantenha a coerência
Quase uma recomendação de copywriting em geral, no contexto da sua marca, a coerência entre campanhas é muito importante. Isto garante que a pessoa consegue acompanhar a sua linha de pensamento, seja em web, seja via email.
Aqui existem dois pontos principais: irá querer que o seu copy seja coerente e irá querer que este leve o usuário a tomar as ações desejadas para cumprir o objetivo (p.e.: apresentar as características do produto, efetuar uma compra, etc.)
A ‘regra do F’ é a ‘regra do centro e topo’, em mobile
O estudo de monitorização de olhar levado a cabo pela Briggsby, mostra-nos que o foco principal em móvel, é o centro do ecrã e a metade superior. Em média, 68% da atenção é dada à ½ do topo do ecrã e 86% da atenção é dada a 2/3 do ecrã.
Embora mais estritamente ligado à produção de conteúdos, também é um princípio que poderá ser aplicado à colocação de texto e CTAs importantes na comunicação em mobile marketing.
Sobre o uso de imagens
As imagens têm um poder especial na comunicação – o olho humano é atraído por elas. Isto é tanto um benefício como uma desvantagem. Se o seu foco é no texto, o uso de imagens é secundário, dado agirem como agente de distração e ocuparem espaço nos ecrãs, já tão mais reduzido em dispositivos móveis.
Conclusão
Neste artigo tivemos a oportunidade de rever a aplicação da escrita comercial no contexto de mobile marketing.
Denotamos então:
- A importância de uma escrita resumida, coerente e direta ao assunto,
- Onde colocarmos os conteúdos mais importantes no ecrã,
- Como a escrita afeta a navegação pelas interfaces em dispositivos móveis, e
- Como devemos abordar o uso da imagem.
Para além disto, começamos com uma introdução ao conceito de copywriting, sobre o qual poderá explorar em maior detalhe no artigo recomendado, e à estratégia de mobile marketing, entendendo assim as bases de ambos os conceitos para potenciar os seus resultados.
Hoje em dia, o copywriting joga um papel fundamental nos nossos esforços de marketing. A aplicação correta das técnicas de copy e a sua adaptação aos dispositivos móveis, aumenta a eficácia dos seus esforços, gerando assim mais lucro para a sua empresa.
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