Já vimos no passado exemplos de como se pode usar tecnologia para dar uma nova dimensão a produtos têxteis, criando aquilo a que chamamos wearables, e a tendência promete continuar, agora com investigadores da Universidade da Flórida Central a desvendarem o seu tecido camaleónico.
Este tecido pode ser controlado com um smartphone e recurso a uma app, e está atualmente a ser aplicado a protótipos para produtos como mochilas e malas de mão.
A tecnologia funciona através de uma série de micro-fios que estão cosidos na própria peça, juntamente com uma bateria – à medida que correntes elétricas fluem pelos fios, a temperatura do tecido em si é aumentada e pigmentos especiais na sua composição conseguem alterar a sua cor. Através da app no seu smartphone, o utilizador consegue alterar não só a cor como também o padrão que aparece na peça (por exemplo, é possível adicionar riscas a um saco de cor sólida ao primir um botão “riscas” no seu smartphone).
Mas como não há nada como ouvir a informação diretamente da fonte, aqui fica um vídeo a explicar o funcionamento da tecnologia (pode ser que em 2019 já possamos falar por experiência!):
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber