A menos de um mês da próxima edição da Web Summit, a melhor e maior conferência de tecnologia do mundo, Paddy Cosgrave anuncia a decisão: Lisboa vai ser a casa da Web Summit durante mais 10 anos!
Esta cimeira, que começou com uma humilde audiência de 200 pessoas em Dublin, em 2009, rapidamente se tornou no evento de referência na indústria de tecnologia, trazendo atualmente ao seu espaço dezenas de milhares de pessoas de todos os patamares profissionais, desde empresas da Fortune 500 até startups tecnológicas, bem como jornalistas, artistas, figuras políticas e qualquer pessoa com interesse na área.
Em 2016, a Web Summit foi relocada para Lisboa, Portugal, para as três edições seguintes, devido ao ambiente cosmopolita e as suas condições de infraestruturas e número de hotéis, e o sucesso das duas edições decorridas até agora confirma que a decisão de Cosgrave, ainda que “doida” (nas suas próprias palavras), certamente irá revelar-se acertada ao longo dos próximos dez anos.
Entre os fatores que influenciaram Cosgrave a assumir o compromisso de uma década com Portugal, apesar de ter recebido ofertas quantitativamente melhores de outras cidades europeias como Berlim e Valência, estão o compromisso de expandir a FIL – Feira Internacional de Lisboa para o dobro do tamanho e a capacidade do aeroporto de Lisboa, que vê mais de 25 milhões de passageiros por ano.
Ainda assim, as ofertas de outras cidades conseguiam também oferecer espaços e aeroportos maiores. Porquê Lisboa, então? Cosgrave aponta o apelo da própria cidade. “A Web Summit chegou a Portugal na altura certa, e beneficiámos com a popularidade de Portugal, que passou de um sítio com dificuldades ‘não tão fantástico’ para um sitio bem conhecido”, refere. “Se a crise em 2008 não tivesse passado por Portugal, não tenho dúvidas que teria existido um maior investimento na FIL para a expandir. É fantástico que isso vá agora acontecer com a proposta que nos fizeram.”
São esperados na edição de 2018, que decorrerá de 5 a 8 de novembro, mais de 70.000 visitantes, 1200 oradores e 2600 jornalistas, vindos de um total de mais de 170 países.
Sérgio Pinto
MMarketing
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber