
O Snapchat, uma rede social para envio de mensagens, imagens ou vídeos instantâneos e temporários, não só está na moda como se reveste de grande potencial como ferramenta de marketing e de comunicação de eventos.
Apesar do que possa parecer, a efemeridade das mensagens enviadas – snaps (com duração máxima de 10 segundos) – não impede a criação de uma estratégia de comunicação para esta rede social, muito pelo contrário; esse caráter temporário parece ser precisamente uma das razões que atrai dezenas de milhares de jovens para esta rede. Segundo o próprio Snapchat, 60% dos utilizadores, entre os 13 e os 34 anos, usam-na porque “os snaps são um reflexo daquilo que somos, naquele momento”.
É de mencionar também que o Snapchat ultrapassou já o Facebook na partilha de vídeos. Visto que o vídeo é cada vez mais importante no que diz respeito à comunicação e dinamização de eventos, os números desta rede mostram o seu potencial – em cada dia são visualizados mais de oito mil milhões de vídeos.
Um dos segredos do potencial do Snapchat como instrumento de comunicação está no facto de este permitir assinalar certas ocasiões com filtros especiais e agrupar diversos snaps se estiverem relacionados com o mesmo acontecimento.
A função Live Stories, por exemplo, permite que as pessoas marquem os seus snaps como pertencentes a um certo evento ou celebração (como por exemplo um festival de música, uma competição desportiva, ou um feriado nacional), criando uma sensação de inclusão e pertença ao grupo e originando assim uma espécie de álbum público com memórias de diferentes pessoas e diferentes perspetivas, que fica disponível na rede durante 24h.
Além de tudo isto, a rede social oferece ainda diversos tipos de filtros divertidos que, utilizando um sistema de reconhecimento facial, permitem tirar selfies engraçadas e diferentes.
Uma forma de utilizar o Snapchat no seu evento é por exemplo partilhar vídeos e fotos da preparação do mesmo antes de este acontecer, dos bastidores e de outras curiosidades, transmitindo aos seus seguidores uma sensação de exclusividade. E, como é óbvio, durante o evento poderá ir partilhando em tempo real os momentos mais marcantes.
Saiba mais sobre o potencial desta rede social no artigo da Eventpoint:
A equipa mmarketing
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