Campanha de mobile marketing, utilizando NFC, colocada em 5000 taxis nos EUA

Campanha de mobile marketing, utilizando NFC, colocada em 5000 taxis nos EUA
Não seja egoísta...Partilhe!
Share on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook

Nos EUA, uma agência criativa juntou-se com uma empresa especialista em NFC e, juntos, lançaram uma campanha publicitária que abrange, neste momento, 5.000 táxis, com perspectivas de expansão a 20.000 veículos espalhados pelas cidades de Nova Iorque, Chicago, Boston, São Francisco e Filadélfia.

Nesta campanha, os passageiros são presenteados com conteúdos multimédia, disponibilizados nos ecrãs previamente instalados no interior dos carros, e é lhes dada a possibilidade de recolher promoções (vales, cupões de desconto, etc), mapas e outro tipo de informação útil. Para usufruir das ofertas o utilizador é convidado a encostar o seu telemóvel NFC na moldura do ecrã (qr code também disponível para equipamentos que ainda não possuam esta tecnologia).

Trata-se de um excelente exemplo da utilização deste tipo de tecnologias e ainda com muito potencial para ser explorado.

O mais impressionante é que as primeiras estatísticas demonstram que 89 % dos passageiros sai dos táxis com os ecrãs ainda ligados (garantindo exposição durante todo o percurso) o que comprova a excelente eficácia deste tipo de meio de comunicação que permite uma verdadeira interação entre clientes e fornecedores de conteúdo. Esta percentagem ganha uma nova dimensão quando consideramos que, em média, as viagens de taxi (considerando o exemplo deste artigo) rondam em média os 12.5 minutos.

Em Portugal, como ainda não há muitos táxis com  ecrãs instalados (e, os que há, que seja do nosso conhecimento, não permitem ainda este tipo de interação com telemóveis NFC) o caminho poderá passar pela disponibilização de pequenas brochuras com chips NFC integrados que despoletam a experiência multimédia no próprio telemóvel do visitante. Desta forma, estaria em causa um investimento muito reduzido que daria acesso a todas as vantagens anteriormente mencionadas. Este tipo de meio tem ainda a vantagem de ser muito facilmente monitorizado (acessos, downloads, etc.) o que permite efetuar diversos tipo de análises de eficácia.

As possibilidades são de facto imensas e oferecem uma enorme oportunidade aos marketeers (e aos operadores de taxi) que pode efetivamente acrescentar valor a todos os envolvidos: Os táxis passam a oferecer um serviço que suaviza o tempo de transporte (e que se traduz também numa nova fonte de receita), aos anunciantes é lhes disponibilizado um novo meio de comunicação que, a ser bem utilizado, garantirá a atenção de milhares de utilizadores, durante um tempo record, e, finalmente, os utilizadores passam a ter acesso a um conjunto de possibilidades que são do seu interesse (sendo lhes permitido escolher os conteúdos adequados aos seu perfil).

Mais novidades sobre este tema chegarão em breve.

Sérgio Pinto

Fonte: http://www.nfcworld.com

Não seja egoísta...Partilhe!
Share on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook
Mobile Marketing nas notícias Artigo anterior Mobile Marketing nas notícias Victoria's Mobile Secret Próximo artigo Victoria's Mobile Secret