
O SCOPE Art Show, em Miami Beach, nos Estados Unidos da América, terá este mês uma exposição cujo intuito é demonstrar como negócios, arte, comunicação e tecnologia NFC se unem e alteram.
A empresa de design MOO aliou-se ao artista e diretor criativo Aerosyn-Lex Mestrovic, e juntos criaram o CODICES – uma instalação de papel com tecnologia NFC. A exibição é inspirada por (naturalmente) papel e pelo recentemente lançado MOO’s Business Card+, a sua tecnologia de cartões de visita com NFC.
Graças ao pequeno chip embutido nestes cartões, as possiblidades interacionais são quase inesgotáveis: com um pequeno toque num smartphone, é possível aceder a websites, redes sociais, portfolios, iniciar o download de uma app, ou até mesmo fazer um chat de vídeo. É uma união entre o mundo físico e o mundo digital, aliando a confiança do tradicional cartão de visita à comodidade do networking digital.
A instalação CODICES inclui diversas esculturas de grande escala feitas inteiramente de papel com tecnologia NFC exclusivo da MOO. Os visitantes do SCOPE Miami Beach poderão aceder a diversos conteúdos digitais, bastando para isso tocarem com os seus smartphones na instalação, ou usando qualquer um dos cartões NFC únicos que irão estar disponíveis como parte da exibição.
Aerosyn-Lex, o artista co-responsável por esta produção, comenta a ligação entre o papel usado e a tecnologia:
“O papel é um material vivo e orgânico com as suas próprias características. Através desta exposição, eu procuro explorar a natureza do papel e trazê-lo dos bastidores para o palco. A tecnologia e a sua implementação via formas artísticas é também uma parte importante do meu trabalho. Ao utilizar tecnologias NFC de ponta baseadas em papel, espero poder diminuir a fronteira que separa as naturezas digital e física do trabalho artístico e comentar o facto de nós, como uma audiência, estarmos cada vez mais a relacionar-nos com trabalho físico estritamente através de um contexto digital, e do quão rapidamente estamos a substituir o papel como meio de eleição para registo de dados e a relegá-lo para um espaço de raridade.”
Diana Cavadas
Redes Sociais
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