Mais um ano se passou, e o uso de marketing em redes sociais esteve mais forte que nunca.
Apresentamos-lhe neste artigo as cinco melhores campanhas de redes sociais em 2015, com base na seleção da equipa socialbakers.
- Os Vingadores da Marvel
Sabendo bem o valor que os fãs dão ao acesso a conteúdos reais sobre aquilo que eles querem ver, durante o mês de março a Marvel lançou apelos via Twitter, anunciando que se pessoas suficentes partilhassem a hashtag #AvengersAssemble, revelariam um novo trailer do filme “Vingadores: Era de Ultron”, cuja estreia decorreu em maio de 2015.
Naturalmente, os fãs responderam ao pedido e a Marvel obteve mais de 12,000 interações em apenas 5 horas.
- Tesco
Aprendendo uma lição valiosa com o exemplo da página BuzzFeed, que é pioneira em diferentes formatos e distribuição de conteúdo há quase uma década, a Tesco obteve uma grande interação com os fãs da sua página de facebook através da partilha de vídeos sobre os seus produtos.
A base para a sua estratégia foi o sucesso da recente página da BuzzFeed, Tasty. Através dos seus vídeos rápidos e simples com instruções culinárias fáceis de seguir, a página consegue uma interação incrível. A estratégia da Tesco foi um êxito porque os seus vídeos seguem a mesma linha criativa que torna os da Tasty tão eficazes.
- Adidas
No ano de 2015, a Adidas teve 4 dos top 10 melhores vídeos do Youtube. O sucesso da marca esteve não só nesse facto em si, mas também no facto de terem partilhado esses vídeos em todas as redes sociais onde marcam presença e exponenciado assim a eficácia dos seus anúncios.
A Adidas conseguiu assim uma das melhores campanhas de social media do ano, criando vídeos envolventes e de excelente qualidade e promovendo-os em várias plataformas sociais de forma a encorajar a partilha pelos seguidores da sua página.
- Last Week Tonight
Durante o ano de 2015, o programa de notícias Last Week Tonight apresentado por John Oliver viu uma considerável ascensão de notoriedade. Os posts mais populares na página de facebook do programa foram frequentemente segmentos completos dos episódios. Ao permitir que as pessoas vissem e partilhassem os segmentos de diferentes tópicos à sua escolha em vez de terem de ver um episódio inteiro, o programa atraiu novos fãs e e passou a ganhar mais destaque em canais de notícias.
Além disto, o Last Week Tonight, bem como outros programas do seu género, publica conteúdos com pequenas citações e imagens do programa, além de conteúdos originais inspirados por cada episódio, aumentando assim a antecipação pelos vídeos mais longos, o que por sua vez exponencia a visualização do programa em si.
- Apple Watch
Em 2015, a icónica marca Apple atingiu o pináculo de décadas de brand building. Ao criar uma série de seis curtos mas belíssimos vídeos, a marca condensou, em 90 segundos, tudo aquilo que a caracteriza. Em cada um deles, o utilizador descobre uma das funcionalidades do Apple Watch, e como lhes pode servir em cada momento.
Apesar de a resposta a estes vídeos ter sido boa, mas não excelente, estes anúncios funcionam melhor como uma perfeita epítome da fusão entre o seu produto e design de marketing do que propriamente como uma forma de publicitar a venda de um produto.
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber