A implementação de NFC nos transportes públicos está a acontecer e será provavelmente adoptada na maior parte dos operadores durante os próximos anos.
As vantagens são inúmeras, começando logo com a desculpa perfeita para todos termos uma aplicação do operador de transportes públicos instalada nos nossos telefones que oferece aos utilizadores uma utilidade facilmente perceptível (utilizar a função NFC para comprar/validar títulos e passes de transporte) e às empresas um excelente canal de comunicação e de fidelização dos seus clientes.
Os utilizadores podem por exemplo:
- Fazer o pagamento do título de transporte através do seu smartphone;
- Aceder ao transporte propriamente dito (controlo de acesso) usando o smartphone, sendo apenas necessário encostar o equipamento ao leitor que estará na estação;
- Aceder a informação de horários, localização de uma determinada estação, construir itinerários, que podem ser baseados no preço do título adquirido;
- Atrasos e/ou supressões de um determinado transporte, baseado por exemplo na localização do utilizador;
- Acesso directo a descontos, promoções, campanhas fidelização relacionados com o seu título de transporte, que pode ser um título virtual que reside no smartphone do utilizador;
O cenário parece perfeito mas, qual será o custo de implementar uma solução de NFC neste contexto, o investimento seria rapidamente recuperado?
Na realidade, considerando a maior parte dos operadores portugueses, o investimento não seria assim tão grande, já que grande parte já usa contactless cards para controlar o acesso às plataformas de transporte e o custo de adaptar o equipamento existente seria largamente compensado, através da:
- Redução do número de cartões emitidos;
- Melhoria a experiência de utilização (com redução das filas de espera e disponibilização de conteúdos interativos e introduzindo zonas de publicidade com experiência NFC);
- Anulação de cartões danificados;
- Introdução da possibilidade de atualizar informações e tarifários em tempo real, over the air (já que a maior parte dos telemóveis estão ligados à internet, seja via wifi ou via operador);
Estudos, efectuados em operadores que já adoptaram NFC*, demonstram um aumento na satisfação dos clientes, sendo apontados os seguintes benefícios:
- Menos tempo em locais de espera;
- Uso do smartphone para guardar os títulos de transporte;
- Acesso e actualização de informação pela internet directamente no equipamento;
Esta artigo é o primeiro de uma série de artigos que pretende introduzir o modelo de pagamentos NFC em transportes públicos. No próximo artigo falaremos com mais detalhe sobre a implementação deste sistema.
Rodrigo Coelho
*Fonte: http://www.nfc-forum.org/resources/white_papers/NFC_in_Public_Transport.pdf
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