Mobile Marketing fora da caixa, isso é… App Toyota

Mobile Marketing fora da caixa, isso é... App Toyota

OK! Os telemóveis estão nas mãos de várias pessoas. Bem, para sermos mais precisos, estão nas mãos de milhões de pessoas! Espera-se mesmo que atinja a cifra de 7,3 mil milhões de telemóveis ativos até 2014 e assim ultrapassar a população mundial.

Esta realidade e escala permitem entender porque é que as marcas estão a virar as suas estratégias para impactar os consumidores através da sua relação quotidiana com os telemóveis. Esta tendência tem vindo a ganhar expressão com o crescimento e democratização dos smartphones, que ampliam as possibilidades de interação para as marcas que procuram estar sempre presentes na mente dos consumidores.

Como reflexo, temos assistido a várias abordagens mais tradicionais – dentro da grande inovação e oportunidade que é investir no mobile marketing, entenda-se –  que passam pela estruturação das suas plataformas de contacto com os cliente por via de sites mobile, app de acompanhamento do serviço, jogos e iterações com QR-codes, enfim, uma longa lista que é liderada pelo clássico dos anúncios e banners em plataformas mobile de grande consulta, como são exemplos os confortáveis Media que se lançaram no mobile – bem-haja!

Contudo, e em paralelismo com as ferramentas e plataformas convencionais off-line, o risco do ruído e perda de eficácia da mensagem das campanhas ou até mesmo de não impactar e surpreender o mercado com ações de marketing é sempre grande se não se abraçar o Mobile com fundamento e pertinência. É pois com agrado que vamos monitorizando algumas campanhas e iniciativas de marcas que olham para o Mobile Marketing com um espírito provocador na busca da irreverência. Ao concretizarem isto, encontram um Oceano Azul – referência barata à obra de  W. Chan Kim, Rennée Mauborgne – onde o ato de saírem do quadrado faz com que sejam premiados com o reconhecimento do mercado.

Ainda estão ai? Óptimo, pois agora é que chegamos ao ponto! É pois nos setores de atividade onde 1) abunda o investimento, 2) existe muita concorrência ou 3) o mercado está em constante transformação, que surgem as mais arrojadas abordagens mobile, testadas no mercado – e não meramente para um nicho de criativos que se divertem para o seu umbigo! Neste contexto é com natural compreensão que se encontrem boas práticas de Mobile Marketing “fora da caixa” no setor automóvel!

Entre carros vendidos online, a comunicações de telemóveis com as viaturas, a Mobile Payments em transportes de Smart Cities, enfim, são mesmo vários os exemplos que se encontram. Ora se o mais recente exemplo, que está neste momento com uma campanha de meios tradicionais (irónico, heim?), pode ser o da comunicação do ASX da Mitsubishi que anuncia ter “o primeiro App do mundo que oferece um carro”, é pois com a Toyota que encontramos a abordagem mais divertida e inusitada com a sua aplicação que torna o ato de carregar o telemóvel uma competição à escala mundial. Sim! trata-se do primeiro App com base no carregamento do telemóvel. Ora, mais do que se original e o primeiro, trata-se de uma verdadeira abordagem fora da caixa, neste caso, da caixa do telemóvel literalmente.

Se para a Toyota o objetivo passava por comunicar o sentimento positivo de colocar um Prius Plug-in à carga na tomada, com esta aplicação, a Toyota conseguiu antes transformar a rotina de carga num viciante ato de superação pessoal. Pelo menos eu não paro de testar esta App!

Não dá para o descrever, tem mesmo que ser descarregado e testado!

Bruno Galante

Chegou o verão mobile! Artigo anterior Chegou o verão mobile! A importância do Mobile Próximo artigo A importância do Mobile