A importância do Mobile

A importância do Mobile
Não seja egoísta...Partilhe!
Share on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook

Hoje em dia o mundo está realmente ao alcance das nossas mãos, através dos smartphones nunca foi tão fácil comunicar… Entre pessoas, empresas, governos e num futuro próximo até mesmo com os nossos animais de estimação.

Hoje proponho uma leitura sobre alguns dados de um estudo efetuado pela ITU – Telecommunication Development Bureau e outro por Mary Meeker juntamente com a Kleiner Perkins Caufield & Byers, aconselhando em ambos uma análise mais profunda.

A omnipresença do Mobile

Por entre amigos e conhecidos de certeza que já ouvimos a frase “hoje em dia toda a gente tem telemóvel” e a verdade é que em termos estatísticos, este facto está mesmo quase a concretizar-se. De acordo com o recente estudo da “International Telecommunication Union” a taxa de penetração do telemóvel a nível global é de quase 100%, existe quase o mesmo número de pessoas e o mesmo número de subscrições de telemóvel. Em países desenvolvidos a taxa de penetração chega mesmo a atingir os 128%, e nos países em desenvolvimento já se posiciona nos 89%.

population vs mobile

E se a taxa de penetração de telemóvel é bastante grande, a evolução dos aparelhos para uso de internet, nomeadamente os smartphones é também considerável, nos últimos anos o uso da internet móvel obteve também um assinalável crescimento:

Repartindo estes valores por continente, vemos através do gráfico seguinte que a Europa se destaca com uma taxa de penetração de internet móvel de 75%, logo seguida pelas Américas com 61%.

O resultado da penetração móvel a nível global ainda se situa por volta dos 40%, devido por um lado ao custo relativo dos aparelhos móveis, fator preponderante na evolução da taxa de crescimento e penetração do mercado e por outro lado, aos preços de acesso à internet, se nos países desenvolvidos o custo representa entre 1% e 2% do rendimento per capita, nos países em desenvolvimento chega a representar entre 11% e 25% do rendimento per capita.

Preço Internet

Ou seja, nos últimos anos as prioridades e relevâncias têm-se modificado, espelho disse é a seguinte imagem retirada de um outro estudo norte-americano realizado por Mary Meeker juntamente com a Kleiner Perkins Caufield & Byers, em que observamos a passagem da importância dos pc’s para os smartphones e tablets, estando previsto que os valores relativos aos pc’s estagnem e os valores dos tablets e smartphones continuem a registar um crescimento sustentado substancial até 2015.

Nº de Smartphone + Tablets vs PCs

Se ainda tinha dúvidas em relação à importância do mobile, pense de novo! Analise bem o seu negócio e os mercados à sua volta. Países como a China e a Índia, cujo número de utilizadores de internet já registam um número considerável, mas onde a taxa de penetração da internet é ainda pequena quando comparada com EUA, e onde as taxas de crescimento são atingem os 10% para a China e 26% para a Índia.

Ranking do nº de utilizadores de internet por país

Com análise superficial destes dois estudos vemos claramente que o tempo é agora – The Time is Now!!

Joana Silva

Fontes:
ITU
Internet Trends – Meeker
Artigo: Brian S Hall

 

Não seja egoísta...Partilhe!
Share on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on Facebook
Mobile Marketing fora da caixa, isso é... App Toyota Artigo anterior Mobile Marketing fora da caixa, isso é... App Toyota O Facebook já é Próximo artigo O Facebook já é "mobile"!