A importância do Mobile

A importância do Mobile

Hoje em dia o mundo está realmente ao alcance das nossas mãos, através dos smartphones nunca foi tão fácil comunicar… Entre pessoas, empresas, governos e num futuro próximo até mesmo com os nossos animais de estimação.

Hoje proponho uma leitura sobre alguns dados de um estudo efetuado pela ITU – Telecommunication Development Bureau e outro por Mary Meeker juntamente com a Kleiner Perkins Caufield & Byers, aconselhando em ambos uma análise mais profunda.

A omnipresença do Mobile

Por entre amigos e conhecidos de certeza que já ouvimos a frase “hoje em dia toda a gente tem telemóvel” e a verdade é que em termos estatísticos, este facto está mesmo quase a concretizar-se. De acordo com o recente estudo da “International Telecommunication Union” a taxa de penetração do telemóvel a nível global é de quase 100%, existe quase o mesmo número de pessoas e o mesmo número de subscrições de telemóvel. Em países desenvolvidos a taxa de penetração chega mesmo a atingir os 128%, e nos países em desenvolvimento já se posiciona nos 89%.

population vs mobile

E se a taxa de penetração de telemóvel é bastante grande, a evolução dos aparelhos para uso de internet, nomeadamente os smartphones é também considerável, nos últimos anos o uso da internet móvel obteve também um assinalável crescimento:

Repartindo estes valores por continente, vemos através do gráfico seguinte que a Europa se destaca com uma taxa de penetração de internet móvel de 75%, logo seguida pelas Américas com 61%.

O resultado da penetração móvel a nível global ainda se situa por volta dos 40%, devido por um lado ao custo relativo dos aparelhos móveis, fator preponderante na evolução da taxa de crescimento e penetração do mercado e por outro lado, aos preços de acesso à internet, se nos países desenvolvidos o custo representa entre 1% e 2% do rendimento per capita, nos países em desenvolvimento chega a representar entre 11% e 25% do rendimento per capita.

Preço Internet

Ou seja, nos últimos anos as prioridades e relevâncias têm-se modificado, espelho disse é a seguinte imagem retirada de um outro estudo norte-americano realizado por Mary Meeker juntamente com a Kleiner Perkins Caufield & Byers, em que observamos a passagem da importância dos pc’s para os smartphones e tablets, estando previsto que os valores relativos aos pc’s estagnem e os valores dos tablets e smartphones continuem a registar um crescimento sustentado substancial até 2015.

Nº de Smartphone + Tablets vs PCs

Se ainda tinha dúvidas em relação à importância do mobile, pense de novo! Analise bem o seu negócio e os mercados à sua volta. Países como a China e a Índia, cujo número de utilizadores de internet já registam um número considerável, mas onde a taxa de penetração da internet é ainda pequena quando comparada com EUA, e onde as taxas de crescimento são atingem os 10% para a China e 26% para a Índia.

Ranking do nº de utilizadores de internet por país

Com análise superficial destes dois estudos vemos claramente que o tempo é agora – The Time is Now!!

Joana Silva

Fontes:
ITU
Internet Trends – Meeker
Artigo: Brian S Hall

 

Mobile Marketing fora da caixa, isso é... App Toyota Artigo anterior Mobile Marketing fora da caixa, isso é... App Toyota O Facebook já é Próximo artigo O Facebook já é "mobile"!

Artigos mais populares