NFC aplicado a eventos

NFC aplicado a eventos

Muito temos falado de NFC – Near Field Comunnications –  porque se trata de uma tecnologia com inúmeras utilizações que está a viver uma tremenda expansão e, principalmente, porque, cada vez mais, se encontra presente nos nossos bolsos, integrada nos smartphones e tablets que circundam a nossa vida.

Este artigo começa com um vídeo (acima) que exemplifica a utilização deste tipo de serviço/tecnologia no âmbito de um evento de vinhos. Num futuro artigo exploraremos este case-study que já foi merecedor de diversas distinções internacionais (ver mais).

Mas, para já, uma pequena explicação sobre a tecnologia seguido do resumo dos benefícios que a utilização da mesma poderá introduzir na realização de eventos (falamos de conferências, feiras, congressos, eventos empresariais, etc.).

O que é o “NFC”? E que impacto pode ter na nossa vida?

Na sua essência, sabemos que é uma tecnologia de proximidade que permite (simplesmente encostando um telefone a um outro elemento que tenha NFC) iniciar uma ligação entre o mundo real (muitas vezes designado como offline) e o mundo online.

Os principais impulsionadores da tecnologia (onde se encontram empresas como a Google, a Microsoft, a Samsung e a NXP) acreditam que um dia será possível utilizarmos unicamente o telemóvel para fazermos uma grande parte das nossas actividades quotidianas, como por exemplo: abrir a porta de casa ou do hotel, pagar o café, comprar uma revista, validar o bilhete do metro e fazer download de uma música junto de um painel publicitário.

E o que pode adicionar ao competitivo mundo dos eventos?

Transportando a evolução e proliferação de telemóveis com NFC para o mundo dos eventos, facilmente conseguimos prever (e descobrir) a utilização destes equipamentos como badges identificadores, facilitando desta forma uma comunicação dirigida e personalizada directamente à palma da mão de cada um dos visitantes e participantes de cada evento.

Para além disso, a utilização desta tecnologia (de forma pensada e equilibrada com o espírito de cada evento) permite a introdução de uma nova forma de ligar participantes, expositores e organizadores, introduzindo um novo meio de fazer a diferença introduzindo uma interação real entre os diversos players de cada evento.

Permite desta forma, não só estabelecer uma ponte e um canal de comunicação directo entre o organizador e cada um dos visitantes como, também, dá a possibilidade de disponibilizar ferramentas ao utilizador final que lhe permitirão extrair mais valor de cada evento, em seu próprio benefício, tornando-o numa personagem activa no desenrolar da acção (o leitor poderá imaginar o cenário de uma votação, de uma dinâmica de perguntas, de pedido de mais informação ou até de troca de contactos, entre outras possibilidades.).

Acima de tudo, deveremos assegurar que a utilização desta tecnologia, e de qualquer outra, apenas acontece quando a mesma permite a resolução de problemas reais, ao mesmo tempo que adiciona valor e contribui positivamente para o sucesso de cada evento.

Sérgio Pinto
Partner – MobilityNow

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