As equipas estão preparadas, a emoção sobe e nações inteiras param à volta de televisores um pouco por todo o mundo. A FIFA prevê que este Mundial seja o mais visionado de sempre e supere os estimados 3.2 Mil Milhões de telespectadores que assistiram ao torneio de 2010 realizado na África do Sul.
É sem dúvida o campo perfeito para as marcas de todo o mundo lutarem pela atenção de uma audiência emocialmente ligada ao evento.
No artigo de hoje destacamos a acção da McDonald’s, um dos principais patrocinadores do evento, numa acção sem precedentes que implicou a mudança do packaging das suas famosas batatas fritas e o lançamento de uma aplicação mobile de realidade aumentada.
A marca arrisca bastante ao mudar o design de um dos seus produtos de maior sucesso – à escala global – mas, fá-lo de forma controlada e com a certeza que não haverá melhor motivo para o fazer senão de forma ligada ao patrocínio de um dos maiores e mais prestigiados eventos desportivos do mundo.
Em resumo, esta impressionante acção de Mobile Marketing à escala global, tem o seu expoente numa aplicação mobile que tem como principais actores os produtos da McDonalds enquadrados num cenário de realidade aumentada.
A aplicação “McDonald’s GOL!“ é também um excelente exemplo de gamification que tem como objectivo proporcionar uma experiência interactiva aos adeptos da marca enquanto saboreiam os seus produtos.
Os clientes são assim convidados a fazer download da aplicação e começarem o jogo de forma imediata. É tão simples como segurar o smartphone em frente aos novos pacotes de batatas fritas. Assim que a aplicação reconhece o padrão de cores do pacote, um campo de futebol surge no ecrã do telemóvel, num ambiente de realidade aumentada, e o jogo inicia com o pacote de batatas fritas a fazer de “baliza”. O objectivo passa por “chutar” a bola, contornar obstáculos e, claro, marcar golo!
A aplicação está disponível para Android e Apple desde 26 de Maio. Mais informação em gol.mcd.com.
Sérgio Pinto
Partner – MobilityNow
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