Partilho aqui a forma extraordinária que a Pepsi encontrou para distribuir bebidas de forma “gratuita”, garantindo um forte envolvimento dos consumidores premiados. Tudo aconteceu durante um concerto da Beyonce na Bélgica e foi feito com a ajuda da TBWA Belga.
O conceito criado, Pepsi like machine, consiste numa vending machine que não aceita dinheiro, só Facebook likes.
O utilizador tem apenas que se deslocar para perto da máquina, aceder ao mobile site likepepsi.com com o telemóvel, fazer like na página do Facebook da marca e o resultado é uma Pepsi! (utilizando a geo-localização do telemóvel a Pepsi garante que quem está a fazer like está muito perto da máquina). Quem não tiver um smartphone pode sempre utilizar o touch-screen da máquina para fazer um like no Facebook da marca e ter acesso à desejada Pepsi.
O mais brilhante é que as ofertas só são entregues a quem se autentica e dá os seus dados pessoais (através de um like), contribuindo assim para o reforço da base de dados da marca, enquanto que no passado as bebidas seriam simplesmente oferecidas por promotores ao consumidor anónimo.
É simples, interactivo e eficiente.
Mais simples só mesmo com recurso a NFC, que simplificaria em muito o processo (bastava apenas um “encostar” do telemóvel para fazer o like, recolher os dados e receber a pepsi). Talvez a ideia surja numa próxima campanha.
Sérgio Pinto
Redes Sociais
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