Com um mês passado desde o início de 2017, profissionais e aficionados do marketing começaram já a debater e analisar a pergunta que se impõe aos interessados na área – quais são as tendências de mobile marketing que poderemos ver em 2017?
O crescimento do mobile como ferramenta de marketing tem crescido exponencialmente nos últimos anos, factor que não escapa à Accuracast, agência londrina de marketing de motores de busca.
Baseando-se nas estatísticas dos últimos anos, fizeram uma análise da situação e chegaram a algumas conclusões sobre as tendências que podemos esperar em 2017, sendo algumas delas:
Experiências de Realidade Virtual e Realidade Aumentada
Com o sucesso do Pokémon Go, era quase impossível não haver um aumento de interesse no mundo da realidade aumentada (RA), sendo neste momento esperado que até 2021 a indústria tenha o valor de 5.7 mil milhões de dólares. Inclusivamente, algumas plataformas de redes sociais (como o Snapchat) já demonstraram como é que as marcas podem captar a atenção dos consumidores de forma eficaz e monetizar experiências de RA.
Apps instantâneas
Apesar da esmagadora maioria do uso mobile consistir na utilização de apps, o seu uso continua a ser muito concentrado, com as cinco apps mais populares a corresponderem a 80% do tempo de utilização. Além disto, a maioria das apps são transferidas pouco frequentemente e usadas cada vez menos, tornando o desenvolvimento de apps num desafio difícil para a maioria das marcas que o pretendem fazer.
Por esse motivo, a Google criou as Instant Apps, que são lançadas instantaneamente após o clique sem necessidade de transferir a app de uma loja, permitindo que empresas criem apps “descartáveis”, de uso único, que podem ser usadas de forma rápida e eficaz pelos consumidores.
Vídeo 360 e Vídeo em Direto
Conteúdo vídeo é, de forma geral, preferido pelos consumidores em detrimento de conteúdo textual, sendo fácil de entender porquê – é uma forma rápida e fácil de obter informação. Os vídeos do Facebook são um bom exemplo: o número de visualizações diárias subiu de mil milhões para oito mil milhões em 2016, com 500 milhões de pessoas a ver vídeos diariamente.
Parece fazer todo o sentido, portanto, que a utilização de anúncios em formato vídeo (em particular mobile) cresça exponencialmente em 2017. O livestreaming (transmitir vídeos em direto) também se está a tornar cada vez mais popular entre os utilizadores de redes sociais, o que certamente causará um aumento dessa forma de comunicação por parte das marcas que querem manter viva a interação com os consumidores. Além disto, é de esperar também um aumento e inovação no uso de experiências imersivas de vídeo 360 em plataformas como o YouTube e o Facebook.
Diana Cavadas
Redes Sociais
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