
A tecnologia NFC vai passar a ser incluída numa linha de autoinjetores do Grupo Ypsomed, produtor suíço de sistemas de injeção, e permitirá que pacientes façam o seguimento da sua medicação através do seu telemóvel.
Esta nova linha de autoinjetores YpsoMate Smart irá integrar a tecnologia NFC OpenSense da Thinfilm Electronics (já utilizada na inovadora smart bottle da Johnie Walker Blue Label) e destina-se à gestão contínua de pacientes com condições crónicas, tais como artrite reumatóide ou doenças cardiovasculares, que precisam de auto-administrar a sua medicação através de injeções regulares. Através da combinação das tags NFC OpenSense e uma aplicação móvel customizada, os pacientes poderão usar o seu telemóvel para manter um registo das medicações que tomaram, receber alertas para a sua próxima injeção, e aceder a guias de uso e instruções de reabastecimento. Os próprios médicos, por sua vez, poderão verificar se os pacientes estão ou não a aderir aos requisitos diários da automedicação.
As tags OpenSense são etiquetas finas e flexíveis que conseguem detetar o estado do autoinjetor tanto antes como depois da injeção, enviar conteúdos aos pacientes de forma wireless simplesmente através do toque de um smartphone, e ainda registar as interações dos pacientes com o aparelho YpsoMate Smart na cloud. Cada tag possui ainda um identificador único que permite o seguimento de cada YpsoMate a nível individual, e permanecem ativas mesmo depois de o selo de fábrico ter sido quebrado, permitindo uma extensão na comunicação entre pacientes, médicos, e marcas.
A empresa irá investir mais de 50 milhões de francos suíços (aproximadamente 46 milhões de euros) na investigação e desenvolvimento desta nova geração de sistemas de injeção, reafirmando o posicionamento vocalizado por Simon Michel, o seu CEO: “Como líder em inovação e qualidade, a Ypsomed está constantemente à procura de novas formas de melhorar a sua oferta de plataforma de produtos”.
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber