
Um recente artigo informativo da Smart Card Alliance indica que alguns campus universitários nos Estados Unidos da América estão a apostar no uso da tecnologia NFC – Near Field Communication – para verificação de identidade, controlo de acessos e registo de dados.
As Universidades Estaduais de Quinnipiac, Villanova e Arizona têm visto em primeira mão os benefícios que pode trazer o uso desta tecnologia sem contacto. Por exemplo, usando passes digitais em vez das tradicionais chaves para acesso a dormitórios, a implementação de NFC simplificou as habituais transações neste tipo de ambiente e criou uma solução rápida, segura e, segundo indicação da entidades educaionais, de baixo custo (visto que deixou de ser necessário o processo anual de mudança de fechaduras).
A Universidade de Villanova está atualmente a beneficiar desta mudança, após ter substituído fechaduras de combinação com portas ativadas por telemóveis. Esta mudança diminuiu o número de pessoas trancadas por fora ao longo das intalações, sendo possível reproduzir instantaneamente uma chave mestra e passes de um dia, através de um sistema centralizado de gestão de chaves.
A adoção crescente de pagamentos wireless tem contribuído para a utilização destas tecnologias associadas a smartphones em campus universitários, tirando partido do facto de os estudantes andarem quase permanentemente com os seus telemóveis.
Continua assim a expansão do NFC, tornando-se o seu uso mais versátil à medida que a tecnologia se torna mais conhecida. Resta esperar para saber que outros usos interessantes se poderão vir a atribuir a esta útil tecnologia.
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber