Com mais um ano terminado e um constante crescimento e evolução do marketing como forma de storytelling – e vendo-se cada vez mais uma expansão da sua vertente mobile em particular -, é sempre bom rever algumas das melhores campanhas de marketing que têm sido feitas nos últimos tempos (tanto porque é uma boa forma de aprendizagem como porque, admitemos, quem é que não gosta de ver listas de vídeos interessantes?).
Parcialmente baseada no ranking da Warc 100, esta seleção foca-se nas melhores campanhas de marketing em formato vídeo, visto que, inevitavelmente, este acaba por ser o formato mais atrativo e facilmente partilhável pelo público.
Apresentamos então, por nenhuma ordem em particular, algumas das melhores campanhas de marketing dos últimos dois anos:
Google Photos: Free Up Space
Fazendo uso de humor e da tão viciante relatability, a característica de algo em que as pessoas se revêem de imediato a um nível pessoal, esta campanha de mobile marketing da Google toca diretamente numa frustração dos tempos modernos – armazenamento cheio no preciso momento em que precisávamos de espaço no telemóvel para uma foto importante (quem nunca, certo?) -, apresentando ao mesmo tempo de forma clara a vantagem do serviço anunciado (Google Photos): tenha sempre espaço para os momentos mais importantes.
Volvo Trucks: Look Who’s Driving feat. 4-year-old Sophie
Um camião a destruir coisas, uma adorável menina de quatro anos com um comando na mão, e uma música que dá vontade de mexer – estão os astros alinhados para criar um anúncio que mistura duas das coisas que mais queremos ver na internet: fofura e caos, e, ao mesmo tempo, mostra exatamente quais os pontos fortes do produto que anuncia: qualidade, resistência e durabilidade.
Android: Rock, Paper, Scissors
A Android prova com este vídeo que é possível pegar num conceito tão simples e global como um jogo de “pedra, papel, tesoura”, e transformá-lo numa história relatable e capaz de nos deixar talvez mais comocionados do que gostaríamos de admitir. Com um casting de caricatas personagens animadas, uma mensagem de bondade e anti-bullying, e uma música extremamente contagiante trazida dos anos 80, esta campanha de tema mobile aquece-nos o coração e segue a linha do slogan já antes utilizado: “Be together. Not the same.”
Honey Maid: This Is Wholesome
Estamos já a entrar em 2017, e está mais que na altura de celebrar a nossa multi-culturalidade, as nossas diferenças, e a diversidade de cada família. A Honey Maid já sabia isto em 2015, e criou um anúncio para os seus snacks GoBites de cereais integrais celebrando isso mesmo: famílias wholesome, íntegras à sua maneira, perfeitas tal como são.
OPSM: Penny The Pirate
Com a saúde da visão das crianças em mente, a OPSM criou o Penny the Pirate: um livro para crianças + app que permite aos pais testarem a visão dos seus filhos enquanto lêem uma história normalmente. O livro permite fazer uma primeira identificação dos problemas visuais mais comuns entre crianças, e com a app podem verificar esses resultados online, podendo também até marcar de imediato uma consulta com a OPSM. O anúncio explica todo o conceito de forma calma e clara, dando ênfase às ilustrações cativantes que foram criadas em conjunto pelo autor e ilustrador de livros infantis Kevin Waldron e pelo Departamento de Optometria da Universidade de Melbourne, especificamente para este propósito.
The Venmo Micro Hack
Uma organização sem fins lucrativos, uma agência digital e uma app de pagamentos mobile sem anúncios entram num bar… e saem de lá com uma das melhores campanhas de mobile marketing de 2016. Aos unirem as suas áreas e conhecimentos, estas três empresas criaram uma forma original de incitar jovens millennials a doarem dinheiro para a caridade, mas sem utilizarem anúncios. Tecnicamente. Uma ideia extremamente criativa e poderosa, com um objetivo nobre: dar água e vida a quem precisa.
Diana Cavadas
Redes Sociais
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