
Fazem quase quatro meses que abriu em Seattle, Estados Unidos da América, a primeira loja Amazon Go (em fase de testes).
A loja, que tem vindo a ser testada por trabalhadores da Amazon antes de ser aberta ao público, promete a eliminação de filas de espera para pagar e um sistema de carrinho de compras virtual, que permitiria que as pessoas (após fazerem o scan in ao entrar na loja) pegassem nos produtos e simplesmente saíssem da loja com eles, recebendo depois a conta nos seus dispositivos móveis.
No entanto, nem tudo está a correr tão bem quanto a Amazon esperava. A grande inauguração da loja foi adiada, pois têm-se deparado com alguns problemas técnicos, nomeadamente dificuldade em seguir mais de 20 clientes ao mesmo tempo e manter o registo real de todos os produtos que são retirados e trocados de prateleiras (o que faz sentido, visto que, num mundo ideal, um cliente colocaria sempre um produto ao seu lugar correcto, mas como bem sabemos no mundo real os produtos são por vezes deixados noutras prateleiras/locais e, por essa razão, o sistema de câmaras e sensores que deteta o “trajeto” dos produtos não conseguirá de todo ser infalível).
Na verdade, pensando em retrospetiva, faz sentido que a implementação desta solução aparentemente ideal seja bastante mais complicada do que o seu equivalente teórico. As pessoas acabamm de uma forma ou de outra, por ter comportamentos imprevisíveis ou fora do padrão estabelecido pelas máquinas cuja função é vigiar e registar tudo o que acontece. Naturalmente, acaba assim por ser mais complicado aplicar uma solução que conta com pormenores como o constante registo e identificação de dezenas de pessoas simultaneamente e o acompanhamento de dezenas ou centenas de produtos de todos os tamanhos que vão sendo movimentados ao longo da loja e nem sempre deixados no seu local designado.
Continuaremos à espera para saber se a utopia sem filas para pagar será mesmo possível, e entretanto partilhamos um motion graphic da autoria de Karl Gelles e Ramon Padilla, do USA TODAY, que permite entender melhor o conceito essencial da Amazon Go.
Diana Cavadas
MobilityNow
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber