A Alba1913, uma empresa polaca de cuidados para a pele com mais de 100 anos de existência, está a apostar no packaging com NFC para proteger a autenticidade dos seus produtos e obter informação sobre os seus consumidores, bem como fornecer-lhes conteúdo através de uma app móvel.
O conceito de utilizar a tecnologia NFC para prevenir a contrafação de produtos e garantir a autenticidade do que os consumidores compram é algo que já exploramos aqui no blog e a vulgarização do seu uso prova que há razão nas suas vantagens.
Lukasz Rychlicki, CEO da Alba1913, afirma que a sua ideia era perceberem onde, com que frequência e por quantos consumidores os produtos são lidos. “Além disso,” acrescenta, “vimos a oportunidade de criar alertas de prazos de validade e de dar acesso aos consumidores a conteúdo adicional através da nossa app.”
Em 2015 falaram com a Talkin’ Things para perceber como o NFC poderia ser usado para benefício da empresa e dos consumidores, tendo já em mente a ideia também de utilizar a tecnologia para prevenir a falsificação dos seus produtos.
A solução end-to-end fornecida pela Talkin’ Things incluiu tags NFC customizadas, integração entre as tags e os rótulos/packaging da marca e a solução de software/hardware, permitindo assim a criação de um sistema de smart packaging orientada para utilizadores não só de Android, mas também agora de iPhone, visto que funcionalidades NFC suportadas pelo iPhone são muito recentes, disponíveis apenas desde o lançamento do iPhone 7 e o iOS 11.
Algumas características desta sua solução são permitir acesso a vídeos/informação sobre produtos e à loja online (em inglês, polaco e japonês), e fornecer uma Prova de Compra, que assinala à organização quando um consumidor abriu a sua embalagem.
No caso da aplicação Alba1913, as tags são aplicadas dentro da caixa secundária, na frente da qual está escrito “Scan Me” (“Lê-me”), fazendo assim um call to action aos consumidores.
Num pequeno e colorido vídeo, a Alba1913 explica o funcionamento do seu packaging em conjunto com a app:
Num mundo em que as falsificações de produtos abundam, uma solução que garanta a autenticidade reveste-se cada vez mais de importância, e a tecnologia NFC dispõe o que é necessário, oferecendo ainda um leque de possibilidades no que toca a comunicação com os consumidores e obtenção de dados importantes para a marca do produto.
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber