Ao longo das últimas semanas fomos publicando, na página oficial do Facebook Mobile Marketing Portugal, diversos vídeos referentes ao tema “Como transformar publicidade num serviço”.
Neste artigo vamos destacar alguns deles.
Estamos todos entusiasmados pelas formas cada vez mais criativas e inovadoras de incentivar o consumidor a comprar determinados artigos ou descarregar uma aplicação. Mas, se estas formas forem vistas como tentativas constantes de venda forçadas a mensagem poderá perder-se e os consumidores poderão sentir-se algo ‘bombardeados’ por conteúdos que não solicitaram. Isto deve-se ao facto de muitas empresas, regularmente, nas suas missões para incentivar os downloads ou vendas, pensarem na forma como a comunicação poderá beneficiar a marca, mas não o consumidor.
As marcas mais experientes estão a usar este canal de comunicação (móvel) para ligar uma publicidade a um serviço, em vez de os separar, interrompendo. Este tipo de comunicação/ferramenta acaba por estabelecer uma relação mais intima com o consumidor final, oferecendo um produto ou serviço adicional para tornar a sua vida mais fácil.
Aplicação Start – Stop da Audi
A Audi criou uma aplicação chamada Start – Stop, que é uma aplicação simples que ajuda os utilizadores a economizar a bateria dos seus smartphones. Esta aplicação notifica os utilizadores quando detecta que os programas abertos não estão a ser ativamente utilizados e envia-lhes uma notificação para os encerrar, fazendo com que o telemóvel, assim como a Audi, mas eficiente.
A aplicação é utilizada para promover a tecnologia Start-Stop da Audi, que desliga automaticamente o motor do carro quando ele está parado e reinicia-o quando o condutor pretende continuar a conduzir.
Esta estratégia é útil para os utilizadores e incentiva-os a associar a Audi à eficiência, em vez de apenas servir como um anúncio.
Aplicação AR (Realidade Aumentada) da empresa IKEA
Um dos aspectos mais inconvenientes do comércio online (e/mCommerce) é a incapacidade de ver ou experimentar um produto físico antes de o comprar, sendo até uma das barreiras mais fortes para finalizar uma compra online. A empresa IKEA lançou uma aplicação móvel que utilizar a tecnologia de Realidade Aumentada, permitindo aos consumidores praticamente mobiliarem a sua casa, de forma digital, sendo inclusive possível ter uma visão de 360.
Esta aplicação permite ao consumidor obter uma verdadeira sensação de que o artigo que está prestes a comprar, será semelhante em sua casa, antes de finalizar o processo de compra.
Aplicação TNT – Punchface
Foi desta forma bastante original que a bebida energética TNT promoveu não só a sua bebida mas também os atletas que patrocina, incentivando os seus seguidores a sentirem um pouco da adrenalina, embora virtual, de um combate.
Esta aplicação, utilizando os sensores do smartphone medem a força do ‘soco virtual’.
Quando os utilizadores abrem a aplicação, é-lhes atribuído um código PIN para emparelhar com o seu dispositivo móvel. Depois de terminada a sincronização, o utilizador segura no smartphone para enviar alguns ‘socos’ aos seus adversários pelo ecrã, sendo posteriormente solicitados a partilhar a pontuação no Facebook.
Back to Vinyl – The Office Turntable
Já conhece a forma original com que a Kontor Records promoveu o lançamento do novo álbum de Boris Dlugosch?
Decidiu enviar o seu novo álbum para a indústria da publicidade… mas em vez de usar mp3, cd’s ou dvd’s, optou por enviar discos de vinil!!
Sim, já não existe muita gente com leitores para este formato, mas como é que eles ultrapassaram esta barreira?
Através de uma aplicação capaz de ler os discos que enviaram aos clientes!
Sílvio Almeida
Digital Marketing
MobilityNow
Redes Sociais
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