
A Thinfilm Electronics, que não é de todo alheia a usar NFC em packaging de produtos, decidiu ir um pouco mais longe e criar ímanes de frigorífico NFC-enabled para a Campari America (marca de licor), que permitem aos seus clientes repetirem encomendas através do seu frigorífico (tocando no íman com o seu smartphone com NFC).
Matthew Bright, Diretor Senior de Marketing Técnico da Thinfilm, refere que “esta é realmente a próxima geração daquilo a que chamamos uma solução «commerce everywhere», e que a ideia é que é agora possível para as marcas usarem a tecnologia certa para tornar qualquer local num local de comércio.”
Um íman normal com a imagem de uma marca funciona como um marketing de “lembrete”, ao fazer as pessoas lembrarem-se do produto e comprarem-no. A versão com NFC leva o conceito ainda mais longe, e permite a qualquer pessoa com um smartphone NFC-enabled efetuar a compra do produto literalmente através do seu frigorífico, e receberem a bebida em casa através do serviço de entrega Drizly.
Bright denota ainda a conveniência e rapidez deste método, visto que depois de o consumidor ter adquirido o íman, não é necessário nenhum setup ou instalação, basta colocar o íman no frigorífico e já o podem utilizar. Além disso, compara ainda as vantagens de usar NFC em vez de códigos QR (Quick Response): a leitura de códigos requer certas condições como boa iluminação, bom foco e alinhamento visual, enquanto com o NFC basta um pequeno toque.
Para além disto, a leitura de NFC também é mais rápida do que dos QRs, não exige set-up, e acarreta menos risco de erro do que tecnologias como a do botão Amazon Dash e assistentes de voz. Desta forma, usar NFC nestas iniciativas acaba por ser uma melhor forma de marketing do que outras talvez mais usadas até este momento, pois acrescenta valor não só a nível de rapidez e segurança na sua atuação, como também a nível da comunicação com os consumidores e a consequente geração de brand loyalty e relações de longo prazo entre marca e consumidores.
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber