Apesar de todas as vantagens que a tecnologia NFC tem trazido e, indubitavelmente, continuará a trazer ao mundo tecnológico moderno, seria ingénuo não considerar um ponto menos positivo dos pagamentos contactless que recorrem a esta tecnologia – a possível falta de segurança devido a esse mesmo fator, a ausência de contacto.
Estes pagamentos caracterizam-se pela utilização de cartões contactless, que permitem aprovar transações monetárias até um certo valor (geralmente menos de cinquenta euros) com uma simples passagem do cartão sobre um leitor de pagamentos wireless incluído dentro de um equipamento de checkout, sem a necessidade de um código PIN.
Sendo uma das vantagens óbvias a comodidade e rapidez deste tipo de pagamentos, não se pode ignorar o potencial perigo de fraude e roubo de dados que vem junto com elas.
No Reino Unido, por exemplo, onde a aceitação dos pagamentos contactless tem sido superior à de outros países, investigadores verificaram que conseguem copiar os detalhes financeiros de alguns cartões (incluindo número de 16 dígitos e a data de validade) através de uma simples passagem do seu próprio leitor NFC perto da carteira da pessoa.
É aconselhável, portanto, tomar algumas precauções ao realizar pagamentos contactless ou simplesmente guardar um desses cartões.
Ao realizar um pagamento, por exemplo, especialistas aconselham a manter o cartão protegido de forma a evitar que os detalhes sejam captados por um leitor NFC de um terceiro ou que o cartão seja usado para pagar as compras de outra pessoa.
Ao viajar de transportes públicos, é também aconselhável bloquear os sinais NFC da carteira para que os detalhes do cartão não possam ser roubados de forma wireless por alguém que esteja próximo. Embora existam carteiras à venda específicas para este efeito, colocar uma pequena folha de alumínio dentro da mala ou carteira também resultará. Também se aconselha a nunca encostar a um leitor a carteira toda com o cartão lá dentro, pois quem tiver acesso ao leitor conseguirá ter acesso aos detalhes de todos os cartões contactless que estejam na carteira.
Os pagamentos contactless são de facto uma forma rápida e cómoda de realizar pagamentos e têm tudo para continuar em franca expansão, sendo apenas preciso tomar algumas precauções para evitar que essa mesma comodidade se torne num fator de risco.
Diana Cavadas
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber