
O muito aguardado momento finalmente chegou! A Apple anunciou no WWDC 2017 (Apple Worldwide Developers Conference) que o iOS 11 irá suportar leitura de tags NFC e mensagens NDEF.
Com este passo em frente, que sem dúvida está a despoletar uma onde de entusiasmo pelos diversos fabricantes, fornecedores e developers da tecnologia NFC, o iPhone 7 e mais recentes (com o iOS 11 instalado) irão ser capazes de ler tags NFC tal como um Android, bem como o Apple Watch com o lançamento do watchOS 4, graças a uma nova função Core NFC.
Relembramos que a relação da Apple com o NFC, que se juntou ao NFC Forum em 2015, se cingia até este momento ao uso da tecnologia para permitir a sua plataforma de pagamentos Apple Pay.
A revelação foi feita no dia 5 de junho, segunda-feira, durante o discurso de abertura da conferência mundial de developers da Apple, usando o exemplo de um Apple Watch a ser conectado com equipamento de ginásio, e esta nova versão do iOS está já disponível em versão beta, prevendo-se o lançamento geral aos consumidores no outono deste ano.
A documentação API NFC iOS já se encontra também disponível no site da Apple (Core NFC), mas ainda num estado inicial e não necessariamente completo.
Ao que tudo indica, ainda não será possível programar tags com um iPhone como já é possível com Android, por exemplo, mas é também possível que essa documentação não tenha sido ainda acrescentada. De qualquer das formas, agora que o primeiro passo já está dado, não duvidamos que mais novidades irão surgir no futuro.
Agora é sem dúvida o momento de todos os envolvidos no mercado dos produtos e serviços NFC elevarem a barra, e procurarem uma estratégia para aproveitar o facto de que, em breve, muitos mais dezenas de milhões de pessoas irão ter diariamente a capacidade ler tags NFC nas suas mãos. Estamos ansiosos por ver toda a inovação que, certamente, este shift no mercado irá originar!
Diana Cavadas
MobilityNow
Redes Sociais
Seja o primeiro a saber